Rally de São Paulo cruza 5 cidades do Vale do Ribeira em dois dias de disputa

Os 72 veículos (UTVs, motos, carros e quadriciclos) largaram de 2 em 2 minutos nesta sexta-feira (5), direto da Arena de Eventos, na Praia do Boqueirão Norte, em Ilha Comprida, o parque de apoio do Rally de São Paulo, para o trecho cronometrado de 254 km. Não houve deslocamento inicial, portanto os competidores começaram a acelerar, desde lá, para a Especial com areia, cascalho, piçarra, trechos de serra sinuosos e técnicos, trechos mais rápidos e lama. Mas havia muitos lugares alagados e isso prejudicou sobretudo, UTVs e carros que ficaram pelo caminho. Lélio Jr/Weberth Moreira #149, dupla da Território Motorsport, também tiveram problemas e não completaram o primeiro dia de disputa. Dos 37 UTVs do grid, 27 terminaram a prova.

“Até o trecho que quebrou o CVT se eu tivesse de barco teria andado mais rápido”, brinca o piloto goiano. “Estava complicado, alagado demais, muita água e o UTV não conseguia andar como deveria e daí paramos no km 57. Começamos com 28 km na reta da praia, depois trechos travados e zona de radar até que entramos no alagado e o melhor da Especial não pegamos”, explica Lélio Jr.

A sobrecarga, pelo excesso de água dos trechos alagados, resultou na quebra do CVT (Transmissão Continuamente Variável) do UTV. “Avisaram das poças, mas na verdade era um alagamento porque a gente andava muito tempo dentro da água e funda. Era como uma passagem de um rio. Daí o CVT que toca a correia estressou e quebrou. Agora, a equipe já arrumou e revisou o UTV e amanhã largamos para o 2º dia de prova”, completa o navegador Moreira.

A dupla compete pela categoria UT3 com um Maverick X3 TM, desenvolvido pela Território Motorsport. “Várias equipes não completaram enquanto os carros tiveram pane elétrica, porque não são preparados para andar em muita água. Por isso acabou danificando o CVT e se soubéssemos disso teríamos feito uma configuração diferente e até mudado a estratégia”, ressalta o multicampeão Edu Piano, chefe da equipe, e também um experiente preparador de veículos de competição. O piloto desenvolve e compete nos UTVs desde 2016, inclusive já conquistou dois títulos no Sertões na modalidade, dos nove que contabiliza em 26 edições.

Neste sábado (6), Lélio e Weberth largam para uma prova de recuperação e pretendem andar em ritmo forte. A primeira moto larga às 7 horas, depois quadris, UTVs e, por último dos carros. A competição é válida pelo Sertões Series e o Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country.

A Território Motorsport, que é sediada em Tatuí/SP, tem patrocínio da General Tire.

Programação Rally de São Paulo
(Válido Sertões Series / Brasileiro de Rally Cross-Country)

Sexta – 05/11 (1ª etapa)
Trecho cronometrado: 254 km (total com deslocamentos 272 km)
7h – Largada 1ª moto na Especial
Local: Arena de Eventos – Praia do Boqueirão Norte
Av. Beira Mar, 13.400 – Ilha Comprida
19h – Briefing: Motos, Quadri, UTVs e Carros Cross Country

Sábado -6/11 – (2ª etapa)
Trecho cronometrado: 230 km (total com deslocamentos 272 km)
7h – Largada 1ª moto na Especial
Local: Arena de Eventos – Praia do Boqueirão Norte
Av. Beira Mar 13.400 – Ilha Comprida – SP
11h – 12h – Premiação Concurso de Artes e Sabores do Sertões
14h – 18h – Chegada Promocional e Premiação

Zona de Espectador
– Pariquera-Açu
9h às 13h
Local: Av. Dr. Carlos Botelho
– Jacupiranga
9h30 às 13h30
Local: • Prefeitura – Av. 23 de Junho
– Iguape
11h – 15h
Local: Praça da Basílica
Rua Tiradentes – Centro

MSuzuki Comunicação
Mércia Suzuki
11 99705-7720/ mercia.suzuki11@gmail.com
Facebook e Instagram @msuzukicomunicacao
www.msuzukicom.com.br